Recital de Piano Parte II – Albeniz, I | Balakirev, M | Bartók,B
Albeniz, Albaicin
A peça “Albaicin” do compositor espanhol Isaac Albeniz faz parte de um longo ciclo, a suite “Iberia”.
Esta obra, composta no início do séc. XX, é constituída por 3 livros e uma execução integral demora cerca de 90 min.
Obra-prima da música espanhola inspira-se no impressionismo de Debussy. No entanto, compositores como Albeniz pretendiam também homenagear o genuíno folclore espanhol, sendo esta peça, “Albaicin”, uma alusão ao flamenco e ao sul de Espanha, como nos indica o nome da música, que se refere ao antigo bairro árabe, aos pés do Alhambra, na cidade de Granada.
Balakirev Islamey
O recital continua com o tema árabe.
Islamey, peça do russo Mily Balakirev, reflete, desta vez, a influência árabe na música russa.
Também chamada “Fantasia Oriental”, esta peça de 1869 é fruto de uma tentativa de trazer para a música clássica a sonoridade nacional russa, levada a cabo por Balakirev e outros compositores pertencentes àquele que ficou conhecido como “grupo dos cinco”.
Na época, diversos territórios islâmicos faziam parte da Rússia e a sua cultura era considerada extremamente atraente pelo exotismo, inspirando composições como a virtuosística “Islamey”, com a qual, mais tarde, Ravel competiu ao compor “Scarbo” da suite “Gaspard de la nuit”, que pretendia superar a dificuldade técnica de Islamey, considerada a peça mais virtuosística daquela época.
BartÓk
A suite op. 14, uma das mais importantes peças do repertório para piano de Bartók, foi composta em 1916, durante o período da 1ª Guerra Mundial.
Ao contrário do que acontece em muitas das suas outras composições, Bartók não utiliza aqui melodias folclóricas, embora a suite esteja cheia de elementos de influência na música popular romena, árabe e até norte africana.
A par desta inspiração popular, Bartók, introduz aqui característicos elementos do seu estilo para piano percussivo e até traços de linguagem dodecafónica, influenciados por Schoeneberg.
Esta brilhante peça em quatro andamentos foi uma das preferidas do próprio compositor.