Compre o recital AQUI, se já comprou, faça o LOGIN.

Recital de Piano, Parte I, Mozart

por Teresa Palma Pereira

 

Ah vous dirai-je maman

As doze variações sobre o tema “Ah vous dirai-je maman” foram compostas por Mozart, quando este tinha 25 anos e publicadas em Viena.
Na época, era comum grandes compositores utilizarem melodias populares para mostrar a sua mestria através da composição de um conjunto de variações em torno dos referidos temas.
É o caso desta melodia francesa, de origem e autoria incertas, que deu origem a conhecidas canções infantis.

 

Sonata em si bemol Maior Kv 570

Esta aparentemente simples sonata foi composta por Mozart no ano da sua morte, mas publicada pela primeira vez apenas 5 anos mais tarde.

Curiosamente terá sido publicada como peça para violino e piano com a bela linha melódica que se ouve tocada na mão direita a ser executada pelo violino.

No entanto, Mozart, apesar de composto esta versão, havia expresso claramente a sua vontade de que a obra fosse divulgada como obra para piano solo.

Mais tarde, no século XX, a sonata em si bemol Maior é finalmente editada na sua versão para piano, de acordo com a vontade do compositor.

Acostumado a escrever sonatas didáticas, Mozart cria um belo primeiro andamento com poucos meios, uma melodia que serve de primeiro tema, da qual utiliza um fragmento característico para construir o segundo tema que se sucede, separado por dois acordes teatrais, que surpreende o ouvinte.

O calmo Rondó que se segue baseia-se num refrão que vai aparecendo, repetidamente, entre secções musicais contrastantes com as quais Mozart dá o colorido a estes minutos de música.

A sonata termina com outro rondó, um andamento ligeiro e bem-humorado, com uma estrutura em tudo semelhante à utilizada no andamento anterior.

Veja o programa do recital aqui
Veja o preview do recital aqui
Compre o recital AQUI, se já comprou, faça o LOGIN.